Wednesday, April 26, 2006

Bola de Cristal.

Ontem estava eu indo pegar o metrô na Uruguaiana quando uma cigana me parou. Dizem que escorpianos tendem ao misticismo e como não nego a maioria das características do meu signo, sempre tive vontade de que jogassem tarô para mim. Não que acredite piamente nas cartas, mas como diria um velho provérbio catalão de conhecimento geral: "no creo en las brujas, pero que las hay, las hay!"
Perguntei o preço. Com pena da minha cara de universitária pobre e desempregada, ela acabou baixando de absurdos cinquenta reais para míseros dez contos...
Aí parei, pensei e disse: "Não, obrigado."

Obrigado, mas eu não quero saber se vou ser rica e poderosa, ter duas filhas, morrer velha e solteira numa casa cheia de gatos, morar na Espanha, ou na Austrália, ou em Ipanema, ou na Nigéria, ou no Cazaquistão, se vou virar pop star, acabar na rua da amargura, ganhar na mega-sena; se vou ser a primeira presidenta do Brasil, ser uma mãe legal, casar com o Jude Law, ter meu próprio negócio, morrer de câncer, viver pra sempre, viajar o mundo inteiro, aprender a dançar forró. Se vou rir, chorar, ficar com raiva ou amar. Se vou sair capa da Veja ou se vou é ser presa e exilada, se vou descobrir a cura da aids, casar com um judeu, sair da faculdade e virar hippie...

Afinal, qualquer que seja o futuro que talvez ela teria me dito, me tiraria da órbita do presente.
Ela me diz "você vai tropeçar na próxima esquina.", então eu sigo o caminho até lá só matutando um meio de não tropeçar. "Não não, na próxima esquina é que está o pote de ouro!" E eu vou correr o caminho, desesperada, até chegar ao pote.
Mas... como era mesmo o caminho? Tinha flores? Era bonito? O chão era ladrilhado com pedrinhas de brilhante para ver meu amor passar?
Eu não sei, estava ocupada demais para prestar atenção nele.


Então, não, cigana, obrigado.
Naquela hora eu percebi que prefiro continuar assim, sem saber o que me espera na próxima esquina. O fascínio das ilusões, o sabor da expectativa, a curiosidade e a vontade de desbravar o mundo, o medo do que se segue, tudo isso, junto e misturado, mas sem deixar de admirar o caminho que estou trilhando...
O que é a vida senão isso?



"E se eu for o primeiro a prever e poder desistir do que for dar errado?
Dispenso a previsão."

[O Velho e o Moço - Los Hermanos]

2 Comments:

Anonymous Anonymous said...

poxa, eu nunca fui parada por uma cigana!


e eu acho que você vai ser uma mãe legal!!!

beijo

3:50 PM  
Anonymous Anonymous said...

Nice idea with this site its better than most of the rubbish I come across.
»

2:42 PM  

Post a Comment

<< Home